Hoje em dia, Bollywood se resume a números e clubes. Atualmente, vemos Shah Rukh Khan reivindicando o trono de rei das bilheterias, quebrando todos os recordes que existiam com a bilheteria de Jawan. No entanto, nem sempre foi assim. O setor cinematográfico sempre conseguiu obter números, a única diferença é a conversa. Antes, não se falava nem se comemorava os números, por isso decidimos comemorar a conquista de Madhubala de fazer o primeiro sucesso de bilheteria de terror na Índia.
Sim, você leu certo. Antes de comemorar o Dia das Bruxas ser legal e de filmes como Nuns e Exorcist dominarem as bilheterias indianas, Madhubala era a rainha do terror original, que apresentou o primeiro sucesso de bilheteria de terror do cinema hindi em 1949.
Todos nos lembramos dela cantando Aayega Aanewala. A voz assombrosa de Lata Mangeshkar e a personalidade crua e pequena de Madhubala caminhando pelos corredores de um palácio. A atriz tinha apenas 15 anos quando foi escalada para o filme estrelado por Ashok Kumar. Madhubala arrasou no papel de Kamini, e o filme, que foi a estreia de Kamal Amrohi como diretor, funcionou como mágica.
Mahal foi produzido pela Bombay Talkies e teve um orçamento de 9 lakh. Quase 12-14 crore se ajustado de acordo com a inflação. Mahal arrecadou a impressionante quantia de 70 lakh nas bilheterias e foi o terceiro filme de maior bilheteria de 1949, depois de Barsaat e Andaz. O filme arrecadou quase 200+ crore bruto na era atual.
Se as inflações (que variaram em um ritmo acelerado) forem aproximadas, então Mahal, com um 200+ crore obteve um lucro impressionante de mais de 1500%. Esse foi o primeiro e provavelmente o mais lucrativo filme de terror de Bollywood.
O filme consagrou Lata Mangeshkar e Madhubala no setor. Muitos temas do filme foram repetidos várias vezes em diversos filmes, sendo um deles também Om Shanti Om, de Shah Rukh Khan.
Antes do furacão de bilheteria de filmes como Pathaan, Jawan, Gadar, KGF, Pushpa, RRR e outros, Mahal estava entre os 100 filmes de maior bilheteria do cinema indiano até 2020. No entanto, a bilheteria teve um grande impulso nos últimos anos, com os filmes indianos dominando os números em todo o mundo.
Mahal, em 1949, foi feito com um orçamento de apenas 9 lakh e ganhou 1,25 milhão bruto. O filme foi feito em uma época em que a Bombay Talkies estava em dificuldades, e o filme teve dificuldades com seu custo básico, com o diretor Kamal Amrohi usando adereços de sua coleção pessoal. Mas tudo acabou dando certo.
Observação: Os números de bilheteria são baseados em estimativas e várias fontes. Os números não foram verificados de forma independente pela Koimoi.
Para mais curiosidades sobre bilheteria, fique ligado na Koimoi.
Leia também: Jawan Box Office Day 36: Shah Rukh Khan Starrer Earns Almost 630 Crores After 6th Thursday!
Ex-jogador do Flamengo abre o jogo em sua biografia sobre um episódio polêmico e outras…
A semana está repleta de grandes estreias, incluindo Gladiador II, o aguardado retorno épico, e…
Aquaman e O Reino Perdido na bilheteria japonesa! (Crédito da foto - IMDb) Na bilheteria…
Resumo das bilheterias mundiais: Wonka, Meninas Malvadas, Aquaman 2 & Outros!(Crédito da foto -IMDb) Está…
Capitão Miller VS Ayalaan Bilheteria Dia 3 Coleção (Crédito da foto - IMDb) Assim como…
Atualização da bilheteria do dia 2 de Saindhav VS Naa Saami Ranga no dia 1…